Doenças dentárias mais comuns

Escurecimento e desgaste dentário
O escurecimento e o desgaste dentário estão entre os males bucais mais comuns e indesejáveis para as pessoas. Sua origem está no processo de envelhecimento que ocorre com os dentes à medida que nos alimentamos.

Algumas pessoas apresentam maior predisposição do que outras para ficar com dentes desgastados e amarelados e, mais do que estética, acabam perdendo a proteção natural dos dentes o que pode levar a outros problemas como fraturas e até a perda do dente.

Cárie
Com certeza, o problema mais comum dentre as diversas doenças dentárias existentes. Ela é causada por vários fatores, sendo o principal o consumo de açúcar industrializado.

O principal indício é a cavitação, ou seja, um pequeno orifício que fica no dente e muitas vezes só pode ser identificado pelo profissional dentista. Outros sintomas podem surgir, como dor, sensibilidade e a descoloração do dente. O ideal é preservar o elemento dental, de forma que a extração seja considerada apenas como um último recurso.

O tratamento da cárie é muito simples em seus estágios iniciais, pois uma restauração é suficiente para resolver grande parte dos casos. Em situações mais graves, quando a pessoa adiou bastante a ida ao dentista, poderá surgir a necessidade de um tratamento mais complexo — o famoso canal — ou acabar tendo que extrair o dente.

A prevenção dontinua sendo a principal forma de evitar as cáries. Escovar os dentes de maneira correta, no mínimo, uma vez ao dia — antes de dormir, após acordar e depois das refeições principais.

Pulpite
A pulpite pode surgir como uma consequência de uma cárie dentária não tratada que, ao ultrapassar o limite do esmalte, acaba invadindo a região da polpa do dente. Como é de se imaginar, os sintomas acabam sendo mais fortes e as consequências podem ser mais severas. Há, então, duas evoluções comuns nesse quadro: a crônica e a aguda.

A aguda é a evolução normal de uma cárie que invadiu grande parte de uma das faces do dente ou pode ser também o resultado de uma restauração malfeita. Seu principal sinal é a dor aguda muito forte, que leva a maioria das pessoas rapidamente ao dentista e acaba favorecendo o tratamento imediato.

A chamada forma crônica da pulpite corresponde à cárie dentária que evolui sem causar dores e com um crescimento menos agressivo. Como geralmente não há um incômodo muito forte, muitos pacientes comentem o erro de não tratá-la, o que pode levar à posterior extração do dente.

Halitose
O famoso "mau hálito" não é uma doença propriamente dita, mas um sintoma bastante incômodo. Placa bacteriana e cáries não tratadas podem gerar mau cheiro, que é facilmente perceptível, especialmente pelas pessoas ao redor.

Outra origem muito comum da halitose é a gengivite: uma infecção bacteriana nas partes moles da boca. A saburra lingual, que é a placa bacteriana esbranquiçada ou amarelada que pode recobrir a língua, também pode contribuir para que esse problema tão indesejável apareça.