Teste do Pezinho

O teste do pezinho é um exame obrigatório que é realizado a todos os recém-nascidos a partir do 3º dia de vida, geralmente na própria maternidade ou hospital onde o bebê nasceu, onde são coletadas algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê e colocadas num papel de filtro que é enviado para um laboratório para verificar se o bebê tem fenilcetonúria, hipotireoidismo ou outra doença congênita.

Gotinhas de sangue são tiradas do calcanhar da criança e colocadas num papel especial. O sangue é analisado por máquinas e é possível detectar doenças genéticas (transmitidas pelos genes da mãe e do pai) e congênitas (que se desenvolvem no útero), que precisam de tratamento o mais rápido possível para evitar graves sequelas e até a morte.

As doenças detectadas pelo teste do pezinho básico incluem:
- Fenilcetonúria
- Hipotireoidismo congênito
- Anemia falciforme
- Hiperplasia adrenal congénita
- Fibrose cística
- Deficiência de biotinidase

O teste do pezinho deve ser feito a partir do 3º dia de vida do bebê e normalmente é feito entre o 3º e o 6º dia, mas pode ser realizado até ao primeiro mês de vida do bebê.

O resultado pode demorar até 30 dias, mas geralmente, fica disponível em uma semana. Confira no hospital se a retirada do exame deve ser feita presencialmente ou pela internet. Caso haja alguma alteração, uma nova coleta deverá ser solicitada para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.